top of page

Como Retomar a Integração Sul-Americana?



Vivemos, no início do Século 21, um processo crescente de integração entre os países da América do Sul, com alguma articulação na governança regional, maior protagonismo internacional e fortalecimento mútuo dos países da região. Pode-se falar da ampliação da institucionalização da Unasul e da criação da CELAC, projetando a América do Sul à América Central e Caribe. Com a reversão do ciclo político a partir de 2015, a América do Sul tem-se fragmentado. Neste início da Década de 2020, há possibilidades de retomada do protagonismo regional sob novos governos e diante de um cenário internacional mais complexo, com crescentes tensões entre as grandes potências extrarregionais.


Quais devem ser os mecanismos dessa nova integração e quais os movimentos necessários para sua concretização?


Para conversar conosco sobre esses movimentos, no passado recente, no presente e no futuro próximo, contaremos com a participação de:


  • Pedro Silva Barros: pesquisador do Ipea, diretor de assuntos econômicos da Unasul (2015-2018), titular da missão do Ipea na Venezuela (2010-2014).

  • Audo Araújo Faleiro: ex Assessor Internacional Especial da Presidência da República, Diplomata que já serviu em Genebra, Caracas, Quito e Paris



bottom of page